FRANCISCO FILHO

 

Francisco Alves Filho, nasceu no dia 10 de janeiro de 1971, em Souto Soares, Bahia no Brasil. Começou a treinar Kyokushin Karate  aos 11 anos de idade incentivado pelo irmão mais velho que lhe pagava a mensalidade na academia. Francisco Filho um dia confessou que queria treinar Kyokushin Karate apenas dois anos, para depois testar outras disciplinas de artes marciais. Mas que quanto mais treinava, mais percebia que o Kyokushin tinha e exigia filosfia, força, respeito, muita técnica, muita velocidade e principalmente muita disciplina. Então, optou continuar a estudar a nobre arte até aos dias de hoje.

 

Na sua primeira entrada em competição, Francisco Filho perdeu o seu primeiro combate. Aos 18 anos, Francisco Filho conquista o seu primeiro título internacional no Campeonato Sul-Americano. Em 1991, depois de vencer a lenda Andy Hug no Campeonato Mundial em Tóquio, Francisco Filho foi eleito o atleta-revelação do ano. Em 1994, passa a 3º dan com distinção, onde venceu a prova de 30 combates, prova incluída como teste para esta graduação.

 

Em 1992, Francisco Filho teve grandes hipóteses de se sagrar Campeão do Mundo, mas acabou em 3º lugar. Pensou em desistir. Mas, o espírito do Kyokushin Karate prevaleceu e Francisco Filho continuou, e ainda bem. pois em 1999, Francisco Filho deixou uma marca histórica no Kyokushin. Foi o primeiro ocidental a vencer o Campeonato Mundial. Seguiu-se então o teste supremo das artes marciais e aquela que é considerada a prova mais dura do mundo, o Teste dos 100 combates. Mais uma vez Francisco Filho fez história. Superou o doloroso teste sem precisar de ser hospitalizado. Bateu o recorde desta prova ao fim de 3 horas e 2 minutos, com 76 vitórias e 24 empates).

 

Em 1997 Francisco Filho foi convidado a participar do campeonato de K-1. Na estreia, venceu logo outra grande lenda do Kyokushin Andy Hug, que tinha vencido esta competição no ano anterior. Francisco Filho venceu por KO logo no 1º assalto. Ainda nesta modalidade, venceu os quatro maiores campeões do K-1 de todos os tempos. Depois de Andy Hug, seguiu-se Peter Aerts, Ernest Hoost e Remy Bonjasky. A velocidade com que atacava os seus adversários tornou-o num dos atletas marciais mais famosos de todos os tempos. O técnica favorita é "Ichigueki" que quer dizer: apenas com um único golpe). Actualmente, Francisco Filho forma e treina novos e futuros campeões. Francisco Filho tem a sua própria academia na cidade de Bragança Paulista, em S. Paulo no Brasil. Shihan Francisco Filho é hoje uma verdadeira celebridade e uma lenda em todo o mundo, principalmente no próprio Japão.